Análise: desempenho de vereadores do Recife no Facebook – abr/2017

Os vereadores do Recife são o alvo do mais novo estudo da Paradox Zero sobre o desempenho de parlamentares no Facebook. O levantamento é baseado em dados públicos coletados nos quatro primeiros meses deste ano, quando teve início a nova legislatura na Câmara Municipal.

Veja aqui os infográficos e listas completas do estudo FaceVereadores. E confira também o FaceDeputados, levantamento feito sobre as fanpages dos deputados estaduais e federais de Pernambuco.

A missionária Michele Collins (PP) é a campeã isolada em número de seguidores. São 248,9 mil, que a colocam bem distante do segundo colocado, seu colega de partido Romero Albuquerque, que soma 89 mil seguidores. A terceira colocada é Marília Arraes (PT) com 66,4 mil seguidores.

Apesar de campeã, Michele tem apresentado crescimento tímido: variou apenas 0,39%, tendo passado de 248 mil para 248,9 mil em 4 meses. Romero Albuquerque cresceu menos ainda: apenas 0,1% no mesmo intervalo, quando passou de 88,9 mil para 89 mil seguidores.

Também é curioso que Marília Arraes (PT), com um discurso jovem e bem antenado nas redes sociais, esteja tão distante do segundo e do primeiro lugares. Ela teria que crescer quase quatro vezes o tamanho da própria fanpage para encostar na liderança de Michele Collins (PP).

Crescimento e queda de vereadores

Entre os 39 vereadores que compõem a Câmara do Recife, 14 deles tiveram crescimento no Facebook abaixo de 5%. O aumento deles varia entre 0,1% (Romero Albuquerque) e 3,11% (Rodrigo Coutinho, SD).

Ivan Moraes (PSOL) foi o vereador que mais cresceu nos últimos quatro meses: 50,5% a mais de seguidores, passando de 6,3 mil para 9,5 mil. Em segundo lugar na variação está Antônio Luiz Neto (PTB), com crescimento de 44,4% — mas seu alcance é baixíssimo, pois tem apenas 65 seguidores na fanpage, ou seja, praticamente não existe no Facebook.

Seis vereadores do Recife tiveram queda no número de seguidores. No comparativo entre janeiro e abril de 2017,  perderam seguidores Almir Fernando (PCdoB), com redução de 0,14%; Wanderson Florêncio (PSDB), 0,25%; Aline Mariano (PMDB), 0,37%; Jayme Asfora (PMDB) e Augusto Carreras (PSB), 0,45%; e Davi Muniz (PEN), 0,53%.

Muitos vereadores do Recife não apresentam a menor preocupação em se comunicar com o eleitor pela internet. Alguns casos são emblemáticos, como Antônio Luiz Neto (PTB) e Eduardo Chera (PDT). Os dois apresentam apenas 65 e 405 seguidores, respectivamente. Além disso, as fanpages estão desatualizadas desde 2016. Felipe Francismar (PSB), que também está entre os dez com menor número de seguidores, é outro despreocupado: a fanpage não recebe conteúdo novo desde novembro de 2016.

Seguidores x eleitores

A liderança de Michele Collins no Facebook replica o desempenho da vereadora nas urnas: ela foi a campeã de votos na Câmara do Recife, escolhida por 15,3 mil eleitores.

Também há pontos fora da curva. Aimée Carvalho (PSB), segunda colocada nas urnas, com 14,3 mil votos, ocupa a 19ª posição no ranking geral de seguidores. A fanpage oficial da vereadora soma apenas 3,7 mil seguidores.

De modo similar, Fred Ferreira (PSC), terceiro entre os mais votados, com 14,2 mil votos, é apenas o 13º colocado quando o assunto é o número de seguidores na fanpage: tem somente 6,5 mil curtidores.

E os partidos…

O PP é o partido que aglutina o maior número de seguidores no Facebook. A responsável pela liderança da legenda é Michele Collins e seus 248,9 mil seguidores. Junto com Romero Albuquerque, o partido chega a 338 mil pessoas. Em segundo lugar está o PT, com 66,4 mil seguidores — todos da vereadora Marília Arraes. O outro petista da casa, Jairo Britto, não tem fanpage oficial. O terceiro lugar é do PMDB, com 56 mil seguidores, que acompanham as páginas de Aline Mariano e Jayme Asfora.

O PSB, que tem a maior bancada na Câmara do Recife, não está bem posicionado quando o assunto é o ranking de seguidores entre os vereadores da capital no Facebook. A legenda — que tem 8 vereadores, sendo 5 com fanpages atualizadas, 2 com perfis pessoais e 1 sem qualquer página na rede — soma meros 26,3 mil seguidores, ocupando somente a sexta colocação geral entre os partidos.